Física - Óptica Geométrica
Princípios da Óptica Geométrica
&
Eclipse Solar
Disciplina: Física - Profª Maria Helena
Turma: 2º C
Brenda Oliveira, nº 5
Bruna Nascimento, nº 6
Geovanna Soraya, nº 15
Leticia Kermilly, nº 26
Princípios da Óptica Geométrica É a parte da óptica que estuda fenômenos ligados à propagação da luz com base em alguns princípios simples que consideram o raio luminoso como um elemento definido geometricamente. Ela se divide em três partes:
A Propagação Retilínea;
A Independência da Luz;
E a Reversibilidade da Luz
Propagação Retilínea Nada mais é do que a extensão da luz num seguimento em linha reta, formando a sombra, quando um corpo opaco fica de frente à um anteparo e com a iluminação a luz não atravessa o objeto. E a penumbra, que é quando temos uma meia lua, ou seja, a sombra não é formada completamente, fica uma área com menor iluminação.
Câmara Escura
É o precursor da máquina fotográfica. Ela é uma caixa de paredes opacas com um pequeno buraco (orifício) no centro de uma das faces. Um objeto luminoso, linear, colocado em frente da face com o orifício, possibilita a formação de uma imagem na face interna oposta.
Ângulo Visual
É o ângulo do qual enxergamos o tamanho das coisas. Ele depende de distância entre o observador e o objeto: os mais afastados parecem menores porque o ângulo de visão diminui com o distanciamento entre os olhos e as coisas.
Independência da Luz Este é bem mais simples de ser explicado e entendido, é quando raios de luz diferentes se cruzam. Porém, eles continuam ser que haja uma alteração. Um exemplo disso são os holofotes em teatros, que embora sejam de cores diferentes e se interceptarem constantemente, conservam a sua trajetória.
Reversibilidade dos Raios de Luz A luz é reversível. Por exemplo, se vemos alguém através de um espelho, certamente essa pessoa também nos verá. Assim, os raios de luz sempre são capazes de fazer o