VII Hipoclorito
Química Analítica Experimental II - IQA 234
Professora Mônica Padilha
Érika Fernandes
DOSAGEM DE HIPOCLORITO DE SÓDIO E
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CLORO ATIVO EM AMOSTRA
Prática realizada em 22/05/2014
Relatório entregue em 15/05/2014
1. INTRODUÇÃO
Reações de oxi-redução constituem a base de vários métodos volumétricos aplicados à determinação de muitas espécies de interesse, como ferro e cobre. Ela se aplica as espécies que apresentam diferentes estados de oxidação. O ponto final da reação de titulação é evidenciado por uma mudança brusca no potencial de oxidação do meio, do mesmo modo como há variação do pH na volumetria de neutralização.
Existem dois métodos envolvendo o iodo: iodimetria e iodometria. A iodimetria é um método direto, ou seja, um amostra (redutor) é titulada por uma solução de I2. A iodometria é um método indireto, no qual um oxidante forte reage com excesso de I-. O I2 liberado é titulado por uma solução padrão de S2O32-. Estes métodos não podem ser aplicados em ph alcalino, pois pode ocorrer o desproporcionamento de iodo.
A água sanitária é um composto químico para limpeza e desinfecção de superfícies, cujo produto ativo, o hipoclorito de sódio, é um sal obtido da neutralização entre o ácido hipocloroso e o hidróxido de sódio, e tem a fórmula química NaClO. É muito utilizada como agente clareador (alvejante) e possui excelente ação bactericida. Dissolve substâncias orgânicas mortas. Também é reativa com componentes à base de amoníaco.
2. OBJETIVOS
Determinar através da Iodometria a molaridade da solução de tiossulfato de sódio e analisar os teores de NaClO e de cloro ativo na água sanitária comercial.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
3.1- Padronização de Solução de Tiossulfato
Antes da titulação:
IO -
+ 5I-
+ 6H+
<-> 3I2 + 3H2O
Durante a titulação:
I2 + 2S2O3- <-> 2I- + S4O62-
Volume médio calculado através de 12 valores concordantes dos