vigotsky
Para Vygotsky é preciso investigar o processo de construção da consciência, cujas raízes encontram-se na relação do homem com o meio social. Para ele somos inseridos ao mundo por meio de mediação, de instrumentos técnicos que são ferramentas e tudo o que o homem produz para se adaptar ao meio, e o simbólico que são signos linguísticos.
Vygotsky foi convidado a trabalhar no Instituto de Psicologia em Moscou, junto com Luria e Leontiev formram um grupo de pesquisas chamado Troika. Com a tese que a psicologia cabe estudar os processos de constituição e desenvolvimento da consciência. Eles desenvolveram os princípios da corrente histórico- cultural, construindo uma abordagem do desenvolvimento humano que é sociocultural, integrativa e semiótica. Ele aborda também que a linguagem é fundamental no estudo sobre o desenvolvimento do pensamento e da consciência, pensamento e linguagem são interdependentes.
A aprendizagem tem papel fundamental no desenvolvimento, ela impulsiona e o promove. No ideal de Vygotsky a educação tem um papel transformador do homem e da humanidade. Na primeira infância isso significa dimensionar quais bases propiciam o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, psicomotor e moral na acepção histórico cultural, não são tratadas separadamente, são integradas.
A visão