Vigilância Sanitária
O restaurante Giotto, que funciona no Nobile Beach Class Convention, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, foi interditado nesta quinta-feira (3) pela Vigilância Sanitária. A cozinha do estabelecimento está em obra e uma estrutura de apoio foi montada, justamente onde o órgão encontrou problemas. A vistoria foi motivada após denúncia anônima apontar que 17 funcionários adoeceram após fazer refeições no hotel
De acordo com a Vigilância Sanitária, a cozinha do restaurante está em reforma, por isso está sendo utilizada uma estrutura de apoio. A interdição foi motivada pela constatação de que a água desse espaço provisório não possui cloro, os alimentos não têm etiquetas, não há pia para manipulação de alimentos e algumas outras pendências em relação às boas práticas de higiene não estavam sendo cumpridas. O surto alimentar ainda está sendo investigado.
O gerente-geral do Nobile Beach Class Convention, Antenor Pereira, informou que o restaurante Giotto é parceiro comercial na área de alimentos e bebidas do hotel e que, de fato, nesta semana, alguns funcionários sentiram-se indispostos após comer no refeitório do empreendimento.
"O que não podemos afirmar é se essa indisposição está relacionada à alimentação dentro da unidade. É praticamente certo que amanhã [sexta] o restaurante reabra, funcionando normalmente, já que as deficiências encontradas pela Vigilância já estão sendo resolvidas", explicou.
Discussão
A vigilância sanitária constatou que o restaurante Giotto não estava dentro das conformidades exigida pela Legislação: Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, que tem o objetivo de estabelecer procedimentos de Boas Praticas para serviços de alimentação a fim de garantir condições higiênicas sanitários do alimento preparado.
A legislação estabelece que o lugar onde são preparados os alimentos deve conter, instalações físicas como piso, parede e teto devem possuir