Vigilancia sanitaria
De acordo com a resolução, publicada na edição desta segunda-feira (8) do "Diário Oficial da União", o suco, fabricado pela Unilever, está "em desacordo com a legislação sanitária e apresentava risco à saúde".
No dia 14 de março, a Unilever anunciou recall em um lote do suco de maçã Ades de 1,5 litros por risco de queimadura. Segundo a fabricante, a contaminação com solução de limpeza foi detectada no lote AGB 25, fabricado em 25 de fevereiro, com "cerca de 96 unidades do produto Ades Maçã 1,5 L".
“Nestas unidades, foi identificada uma alteração no seu conteúdo decorrente de uma falha no processo de higienização, que resultou no envase de embalagens com solução de limpeza da máquina”. O consumo do produto nessas condições pode causar queimadura', afirmou a Unilever, em comunicado. "A falha identificada já foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e os ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos", afirmou, em nota, na ocasião.
Na mesma publicação, a ANVISA decidiu revogar a resolução publicada em 18 de março, que determinava a suspenção a fabricação, a distribuição, a venda e o consumo de lotes dos produtos com soja da marca Ades, de diferentes sabores, versões e tamanhos. A medida atingia apenas uma das 11 linhas de produção de Ades da fábrica de Pouso Alegre (MG).
A decisão, segundo a ANVISA, foi baseada no relatório de inspeção sanitária realizada na Unilever pela Vigilância Sanitária de Minas Gerais e de Pouso Alegre - onde está instalada a fábrica da empresa que produz Ades - no período de 18 de março a 22 de março.
Dano causado por Ades é como