Relação entre sócrates, platão, o mito da caverna e o filme matrix.
Texto:
Sócrates vindo de uma família humilde descobriu sua vocação, quando viu a sua mãe realizar um parto muito complicado. Assim, o segundo pensamento dele foi o seguinte: “O conhecimento esta dentro das pessoas (que são capazes de aprender por si mesmas). Porém, eu posso ajudar no nascimento desse conhecimento”. Concluiu ele.
Logo após ele decidiu estudar filosofia. Seu talento chamava tanta atenção que ele foi considerado “o mais sábio de todos os homens”.
Ele sempre se dedicou a aquilo que achava importante. As suas idéias funcionavam a partir de dois momentos essenciais: o primeiro, que ele levava os seus interlocutores a pensar as suas próprias concepções e teorias em relação a um assunto; e no segundo momento, ele conduzia os interlocutores a uma nova perspectiva em relação ao tema abordado, levando-os a reconhecer a sua ignorância e gerando novas idéias mais próxima da verdade. Como ele ensinava dialogando com as pessoas, isso fascinava os jovens, que assim o seguiam. Ele afirmava que sua sabedoria era limitada, mas a verdade escondida em cada um de nós, só é visível aos olhos da razão. (daí a célebre frase: “Só sei que nada sei”!).
As opiniões éticas defendidas por Sócrates que vão contra a opinião comum são:
"A virtude é um conhecimento"; "Ninguém faz o mal voluntariamente"; "As virtudes constituem uma unidade"; "É preferível sofrer injustiça do que cometê-la" (Górgias 469 bc) ou "jamais se deve responder à injustiça pela injustiça, nem fazer mal a outrem, nem mesmo àquele que nos fez mal" (Críton 49 c-d).
Assim afirmava que a sabedoria e a virtude são inseparáveis.
Aos vinte anos, Platão travou uma relação com Sócrates e gozou por oito anos do ensinamento e da amizade do mestre. Depois que seu mestre morreu, partiu para junto de Euclídes. Platão dedicou sua vida pela política e pela filosofia política. Devemos lembrar que Platão, diferente de Sócrates dá ao