Vida religiosa
Sexo e sexualidade são a mesma coisa?
Não, Sexo refere-se à determinação biológica, ao sexo genético, ou seja, no nascimento já se é macho ou fêmea (com exceção dos hermafroditas que são casos raros). Já a sexualidade é um conjunto de leis, costumes, regras e normas variáveis no tempo e no espaço, é um fenômeno socialmente construído. A sexualidade é desenvolvida ao longo do processo educativo global, e envolve o conjunto dos fenômenos da vida sexual, conjugando fatores biológicos, psicológicos e culturais. A sexualidade é vivenciada no corpo humano. No corpo, símbolo da nossa humanidade e reflexo da divindade, podemos dizer que:
a) A sexualidade se manifesta refletindo o contexto histórico e social em que está inserida.
b) É atravessado pelas concepções de ser masculino e feminino de cada sociedade e, ao estabelecer relações entre os gêneros, pode basear-se na dominação ou na igualdade.
Corpo Humano - simbólico
A imagem (figura) do corpo humano é muito utilizada para transmitir ideias, mensagens e conceitos. Os meios de comunicação e propaganda exploram a imagem do corpo humano para vender estes conceitos. Por exemplo: imagens de homens e mulheres desnudos ou em posições sensuais, pessoas usando roupas e acessórios caros, imagens de pessoas felizes como sinal de prosperidade, pessoas em sinal de oração. Valores como medo, riqueza, bem-estar, sucesso, podem ser transmitidos através do corpo humano. No campo religioso podemos dizer que:
a) DEUS TANTO AMOU OS HOMENS (HUMANIDADE) QUE OS CRIOU À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA.
b) O CORPO HUMANO É SÍMBOLO DO AMOR DE DEUS PELA HUMANIDADE.
c) O CORPO HUMANO SIMBOLIZA O DIVINO EM DIVERSAS RELIGIÕES, ENTRE ELAS O CRISTIANISMO, JUDAÍSMO E ISLAMISMO.
d) O corpo humano pode ser símbolo de mediação com o transcendente, pois o utilizamos nos ritos e rituais religiosos. Exemplos: prática do jejum, danças sagradas, posições para rezar e adorar, sinais que fazemos com as mãos (sinal