Saude
Existem diferentes formas de clarear os dentes ? vitais ou não-vitais. As variações incluem a maneira de uso do clareador (em ambiente de consultório ou em casa), a substância ativa (peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio), a concentração dessas substâncias, o veículo empregado para elas e o tempo de contato entre o gel clareador e o dente. Diante de tantas variáveis, é prudente sempre realizar procedimentos clareadores sob supervisão do profissional qualificado ? o cirurgião-dentista.
O clareamento ocorre como resultado de uma reação química promovida pelo oxigênio livre, que é capaz de quebrar as moléculas de pigmentos, que são moléculas grandes e de alto peso molecular, em moléculas menores dentro da estrutura dental (esmalte e dentina). Em tamanhos menores, essas moléculas permitem maior reflexão de luz e o dente aparenta mais claro. Dessa forma, o ativo final que promove o clareamento dental é o oxigênio. Entretanto, existem diferentes formas de veicular o oxigênio em clareamento de dentes vitais: através do peróxido de hidrogênio ou através do peróxido de carbamida.
De qualquer forma, cabe ao dentista orientar e supervisionar qualquer tratamento clareador proposto ao seu paciente e modificar protocolos para um melhor resultado