Ambientes de Atuação da Gestão da Qualidade
Existem vários métodos e fórmulas de desenvolver e avaliar o processo gerencial da qualidade, esse processo envolve ações produtivas de natureza industrial, na geração de serviços e na estruturação de métodos. As atividades industriais dizem respeito ao produto que existe fisicamente, ou seja, a produção voltada para os bens tangíveis. Na geração de serviços está envolvida a produção de bens intangíveis, porem as atividades mistas, que envolvem produtos e serviços também estão incluídas neste caso, onde a avaliação no contexto comercial envolve mais o atendimento. As atividades relativas à estruturação de métodos dizem respeito ao tipo de ação executada por terceiros sob a forma de orientação geral para execução de um conjunto de tarefas.
Costumava-se identificar os resultados das atividades de fabricação ou das atividades industriais como produtos; os demais, como serviços onde se entende por produto o resultado de qualquer processo produtivo e bens tangíveis os produtos que existem fisicamente serviços são o desenvolvimento de atividades a pedido de terceiros e por fim métodos como a transferência do modo de desenvolver uma atividade. No caso na prestação de um serviço existe uma relação direta entre quem o solicitou e quem o presta.
Os procedimentos da Gestão da Qualidade são aplicáveis a qualquer processo produtivo por isso não fariam distinção entre os processos que envolvem bens tangíveis, serviços ou métodos. Porém, a prática mostra que os mecanismos de gestão em cada caso são muito diversos, vindo a distinguir o processo de gestão para a situação industrial e para as situações de serviços e métodos, portanto cada modelo de atividade produtiva envolve um processo de gestão para a qualidade, com características próprias, porém existem características comuns às várias atividades produtivas.
O ambiente industrial possui como característica básica específica à possibilidade de separar o processo produtivo da