Casimiro de Abreu
Nascimento: 4 de Janeiro de 1839
Morte: 8 de Outubro de 1860 (21 anos)
Nacionalidade: Brasileira
Opção: poeta
Escola/Tradição: Romantismo
Casimiro José Marques de Abreu foi um poeta brasileiro da segunda geração do romantismo. Filho do português José Joaquim Marques de Abreu e de Luisa Joaquina das Neves.
A localidade onde viveu parte de sua vida Barra de São João, é hoje distrito do municipio que leva seu nome e também chamada ``Casimiro de Abreu´´ em sua homenagem. ``Recebeu apenas a intituição primária no instituto Freese, dos onze aos treza anos, em nova friburgo, então cidade de maior parte da região Serrado do estado do Rio de Janeiro e para onde covergiam, á época, os adolescentes induzidos pelos pais a se aplicarem aos estudos´´
Com ele embarcou para Portugal em 1853, onde entrou em contato com o meio intelectual e escreveu maior parte de sua obra.
Seus versos mais famosos do poema ``meus oito anos ´´.
Em 1857 retornou ao Brasil para trabalhar no armazem do seu pai. Ele escreveu para alguns jornais e fez amizade com Machado de Assis. Em 1859 editou as poesias reunidas sob o titulo de primaveras. Tuberculoso, retirouse para a fazenda do seu pai. Hoje sendo do municipio que recebeu o nome do poeta, onde initimente buscou uma recuperação do estado de saúde, vindo ali a falecer.
Espontâneo e ingênuo, da linguagem simples, tornou-se um dos poetas mais populares do romantismo no Brasil. Seu sucesso literário, no entanto, deu-se semente depois de sua morte, com mumerosas edições de seus poemas tanto no Brasil quanto em