TECIDO NERVOSO
TECIDO NERVOSO
Valença – Bahia
Novembro 2014
DIONE LEAL
TECIDO NERVOSO
Trabalho apresentado a Faculdade Zacarias de Góes como requisito parcial obrigatório, a disciplina de Histologia do curso de Enfermagem, sobe orientação do professor Alexandre Aquino.
Valença – Bahia
Abril de 2014
TECIDO NERVOSO
O tecido nervoso é um conjunto de células do corpo humano, responsável por executar tarefas específicas em nosso organismo. Esta complexa estrutura é de fundamental importância para o bom funcionamento de nosso corpo, pois desempenha funções fundamentais, principalmente relacionadas a coordenação das atividades corporais.
O tecido nervoso é composto por dois tipos de células: neurônios e células da neuroglia.
Funções do tecido nervoso - Receber os estímulos externos e internos; - Transformar os estímulos recebidos em impulsos nervosos; - Passar estes impulsos nervosos para órgãos e tecidos responsáveis por executar as ações necessárias; - Controlar de maneira direta e rápida as principais partes do corpo; - Permite aos seres humanos a interação com o meio ambiente e outros seres vivos.
Neurônios: são células altamente excitáveis que se comunicam entre si ou com outras células efetuadoras, usando basicamente uma linguagem elétrica. A maioria dos neurônios possui três regiões responsáveis por funções especializadas: corpo celular, dentritos e axônios.
O corpo celular: é o centro metabólico do neurônio, responsável pela síntese de todas as proteínas neuronais. A forma e o tamanho do corpo celular são extremamente variáveis, conforme o tipo de neurônio. O corpo celular é também, junto com os dendritos, local de recepção de estímulos, através de contatos sinápticos.
Dendritos: geralmente são curtos e ramificam-se profusamente, a maneira de galhos de árvore, em ângulos agudos, originando dendritos