As formas elementares da vida religiosa
Faculdade de Educação
Programa de Pós graduação em Educação
Disciplina: Estado Sociedade e Educação
Professores: Erasto Fortes e Regina Vinhaes
Aluna Ângela Rabello Costa
Primeiro semestre 2001
Resumo do texto: As formas elementares da vida religiosa. Émile Durkheim.
Os debates acerca de religião na maioria das vezes giram em torno de saber se ela pode ou não se conciliar com a ciência, se existe outra forma de pensamento que ande ao lado do conhecimento científico. No entanto para o crente a verdadeira função da religião não é nos fazer pensar mas nos fazer agir. É necessário que ajamos e repitamos os atos que envolvem energias superiores. Este conjunto de atos regularmente repetidos constituem o culto, e é este culto que suscita impressões de alegria serenidade entusiasmo. O culto consiste portanto em um conjunto de meios pelos quais a fé se cria e recria periodicamente e se traduz exteriormente através de manobras mentais materiais ou operações mentais.
Todo este estudo repousa sobre o postulado de que esse sentimento unânime dos crentes de todos os tempos não pode ser puramente ilusório. As crenças religiosas repousam sobre uma experiência específica, cujo valor demonstrativo não é inferior ao das experiências cientificas , mesmo sendo diferentes. Para que seja possível portanto examinar no que consiste a natureza do objeto da crença religiosa é necessário fazê-la passar por uma elaboração científica e conceitual. Assim pode-se dizer que a sociedade consiste na causa objetiva e universal. Das sensações que constituem a experiência religiosa neste sentido é a ação ,que tem por fonte a sociedade, que domina a mesma.
Assim pode-se dizer que a religião é a forma resumida da vida coletiva em seu todo e gerou tudo o que existe de essencial na sociedade podendo ser considerada a alma da mesma.
As forças religiosas são portanto, forças humanas,