VIDA NA ESCOLA
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA
TEMA: ESCOLA NOVA
ROSELINE LIMA SILVA
RAIMUNDA BATISTA BOTÃO
SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
2014
TEMA: ESCOLA NOVA
(O MOVIMENTO DA ESCOLA NOVA NO BRASIL DA DÉCADA DE 1930)
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Filosofia da Educação do Curso de Pedagogia para obtenção de nota, ministrada pela professora Daniele.
SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
2014
INTRODUÇÃO
Este projeto tem o objetivo de discutir o movimento da Escola Nova no Brasil pós Revolução de 1930 e se refere à pesquisa em andamento que tem como objetivo compreender, sob o filtro dos manuais pedagógicos, quais orientações pedagógicas fizeram parte da formação dos professores primários nas primeiras Escolas Normais de Campo Grande. Para tanto, utiliza-se da Hermenêutica de Profundidade, desenvolvida por John B. Thompson, para a análise do manual Metodologia do Ensino Primário, utilizado nestas escolas normais na década de 1950. Alguns resultados apontam que este manual faz parte de uma das estratégias da Igreja Católica em conformar a formação dos futuros professores em acordo com a pedagogia cristã católica.
CAPITULO I - O INÍCIO
As primeiras instituições criadas com a intenção de formar professores foram denominadas Escolas Normais. Estas escolas surgiram da necessidade de se ter pessoal preparado para assumir as escolas primárias que estavam em processo de grande expansão devido à crescente preocupação em democratizar o acesso ao ensino (SCHAFFRATH, 2008). Foi a partir da Revolução Francesa, no final do XVIII, que este processo de expansão foi efetivado.
A primeira Escola Normal foi criada em 1795, em Paris na França, porém esta escola teve um curto período de duração sendo encerradas as suas atividades quatro meses após a sua criação.
No século XIX, as Escolas Normais se expandem e se