Clima
Por que há tantos climas na Terra?
Clima e tempo não são a mesma coisa. O tempo é representado pelas condições atmosféricas de um lugar em determinado momento. Já o clima é a sucessão habitual de tipos de tempo em um local na superfície da Terra. O tempo pode mudar de uma hora para outra, enquanto o clima é mais duradouro, não muda com tanta facilidade.
O estudo do clima inclui o conhecimento de elementos importantes, como temperatura, umidade, massas de ar, pressão, ventos e precipitações. O tipo de clima depende de uma série de fatores, como latitude, altitude, relevo, distribuição das terras e dos mares, radiação solar. Até mesmo o ser humano pode alterar o clima, com suas interferências na natureza.
As faixas de clima da Terra
Climas planetários
Em escala planetária, as grandes divisões climáticas estabelecem-se em função das variações no balanço de radiação, isto é, a diferença entre o calor dos raios solares que um território recebe e o quanto ele restitui. Ainda que em escala global o balanço da radiação seja equilibrado, isso não ocorre com as diferentes regiões. Devido ao volume esférico da Terra, o ângulo de incidência da radiação solar varia de acordo com a latitude. A radiação é máxima no Equador e praticamente nula nos pólos.
Energia recebida e refletida
O papel da atmosfera também é determinante: um céu claro deixa passar muito melhor os raios solares, mas também permite a liberação de uma quantidade maior do calor refletido pelo solo. Com o céu nublado, isso ocorre em menor grau.
O albedo, isto é, a porcentagem da energia solar refletida por uma superfície em relação à radiação que recebe, é desigual em função da natureza e, especialmente, da cor da superfície. Enquanto os desertos de areia e as regiões nevadas refletem muita energia, os oceanos e as matas refletem pouca. Como resultado de todos esses fatores, o balanço da radiação é