vetores
1.- O QUE É UM VETOR?
2.- OPERAÇÕES COM VETORES
3.-DECOMPOSIÇÃO DE VETORES
EM SISTEMAS CARTESIANOS
4.- VETORES UNITÁRIOS
5.- PRODUTO ESCALAR
6.- PRODUTO VETORIAL
1. - O que é um vetor?
• Um ente matemático que para ser completamente definido necessita de um módulo
(intensidade ou valor), uma direção e um sentido. • É uma “flecha” que pode representar algum tipo de grandeza física (grandezas vetoriais) que necessite dos elementos que caracterizam um vetor para ser completamente definida, onde o comprimento caracteriza o módulo, o corpo identifica a direção e a ponta da flecha estabelece o sentido.
2.- Operações com Vetores
2.1 - Soma de vetores.
Regra Básica - O vetor resultante de uma soma de vetores é o vetor que une a origem do primeiro vetor-parcela com a extremidade final(ponta da flecha) do último vetor-parcela, quando os vetoresparcela forem colocados em sequência, sem alterar seus sentidos.
B
A
C
D
R
R A B C D
2.2 -Vetores unidimensionais
A B C
A
B
C
C A B
A B C
A
C
B
-B
C A B
2.3 - Multiplicação por um escalar • Quando multiplicamos um vetor A por um escalar temos como resultado um novo vetor B cujo módulo é igual ao módulo de A multiplicado pelo escalar e o sentido será o mesmo de A se o escalar for positivo e sentido oposto se o escalar for negativo.
.A B B A
2.4 -Vetores em duas dimensões
• Quando somamos vetores em duas dimensões operamos com o mesmo A princípio básico e o módulo do vetor resultante da adição de dois vetores será dado pela expressão:
B α R
R A B 2 A.B. cos
2
2
Caso os vetores estejam ligados pelas origens, como na figura abaixo
(Regra do paralelogramo):
A
R
α
B
R A B 2. A.B. cos
2
2
3. - Decomposição de vetores em sistemas cartesianos
• Considere um