Vetores
Antes de definirmos o que é um vetor, vamos diferenciar dois tipos de grandezas: as grandezas chamadas de escalares e as grandezas chamadas de vetoriais.
As grandezas escalares são aquelas que são muito bem definidas apenas por uma intensidade, ou seja, por um número seguido de uma unidade.
Ex: massa = 5 kg
; temperatura = 17 °C número unidade
Só com essas informações, eu consigo caracterizar perfeitamente essas grandezas. As grandezas vetoriais são aquelas que para ficarem perfeitamente definidas, é necessário que se diga três informações a respeito dela. Essas informações são: intensidade (nº + unidade), direção e sentido.
Para representar uma grandeza vetorial, fazemos uso de uma ferramenta matemática chamada Vetor. O vetor, representado por uma seta, é uma ferramenta matemática que, com uma única representação, nos consegue fornecer uma intensidade, uma direção e um sentido.
Ex:
F = 5N
Para caracterizar esse vetor, devemos fornecer as 3 características: intensidade, direção e sentido.
F
Pronto, dessa maneira meu vetor está perfeitamente caracterizado.
Tome cuidado para não confundir direção e sentido. Lembre-se que uma direção tem sempre dois sentidos. No caso do exemplo, a direção (horizontal), possui os sentidos direita e esquerda. E trocar isso significa trocar todo o vetor.
Uma característica muito importante de um vetor é que ele não admite uma intensidade negativa, uma vez que a intensidade de um vetor representa o próprio tamanho do vetor. Porém, você pode encontrar em algumas situações a
seguinte notação: F . Se vetores não admitem intensidades negativas, o que esse sinal negativo representa então?
Vetores
Tomemos um vetor arbitrário u , que possui uma intensidade 3 u, onde “u” é uma unidade qualquer, direção vertical e sentido para cima.
u
u é um vetor que possui a mesma intensidade do seu correspondente positivo, a mesma direção, porém sentido oposto.
O vetor