psicologia
Depressão
Curso: PSICOLOGIA 2ª Série
Professor: Flávio
Coordenadora: Patrícia Bodoni
Ana Maria de Oliveira e Silva RA: 6697398398
Ana Paula Rodrigues RA 6274219350
Marlon Fernando dos Santos RA: 6697399831
Pâmela Aparecida dos Campos Bezerra RA 7482686611 1ª serie
Rosangela Garcia Rodrigues RA: 6677406567
Samara Daiane de Souza RA 6814014614
Vinicius Augusto Freitas Marques RA 6671439100
BAURU/SP, 2013
Depressão e Neurociencia
O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções do nosso organismo, são bilhões de células que o compõe, e recebem o nome de neurônio. Dos neurônios saem prolongamentos que recebem o nome de dendritos e axônio, que levam os impulsos nervosos captados pelos sentidos.
Ao receber um impulso, o neurônio transmite estímulos excitatório ou inibitório. Portanto o cérebro vive uma constante transmissão de impulso que tem como resultado a ação, locomoção, manifestação de alegria ou de preocupação.
Sinapse e neurotransmissores
Para um impulso nervoso passar para o próximo neurônio, após percorrer o axônio do neurônio, devem vencer um espaço entre um neurônio e outro chamado de Fenda Sináptica esse processo é chamado de sinapse. Após vencer esse espaço o neurônio em ação chega ao próximo e libera substâncias químicas que estimulam ou inibem o neurônio seguinte. Essas substâncias ao serem sintetizadas e liberadas são chamadas de neurotransmissores.
Principais neurotransmissores são: Acetilcolina - estimula o impulso nervoso a ser transmitido, Endorfina - atua como calmante natural (alivia a sensação de dor), Dopamina - é um inibidor e apresentam diferentes funções, Noradrenalina - hormônio precursor da adrenalina, nos faz ficar alerta e ter uma boa memória, Serotonina - um hormônio e neurotransmissor responsável pela excitação de órgãos e constrição de vasos sanguíneos, o principal neurotransmissor para a luta contra a depressão.
O ser humano passa por tristezas e alegrias no seu