“Estudo de Caso Lançamento da Vodka Skyy no Brasil”
GESTÃO DE OPERAÇÕES
“Estudo de Caso Lançamento da Vodka Skyy no Brasil”
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTAO DE NEGÓCIOS
Fernanda Menezes
Paulo Roberto Bruschi
Rafael Kenji
Raul Alves
1. Introdução
O GRUPPO CAMPARI sediado em Milão na Itália, com capital aberto desde 2001 ocupa a sexta posição no mercado mundial de bebidas de alto teor alcoólico.
Comercializa e distribui em mais de 190 países, tem um audacioso objetivo que é alcançar a liderança de bebidas destiladas no Brasil.
No mercado brasileiro de destilados 57% é representado por aguardente, produto de baixo preço e alta concorrência. Em volume, as vodkas representam apenas 5,5% do mercado em contrapartida um produto com ticket médio elevado, em valor este percentual dobra.
Neste mercado de Vodkas Standard a concorrência é de empresas multinacionais isso diminui os riscos de atividades predatórias e guerras de preços.
Para isso apostaram no lançamento da Vodka SKYY. A campanha remete uma dose de glamour e sofisticação.
Garrafa azul é uma embalagem única no segmento, se trata de uma homenagem aos céus de São Francisco, a campanha de lançamento foi a Primeira campanha feita fora dos Estados Unidos, sem tons regionais com o objetivo de encantar o consumidor Brasileiro, mas que pudesse ser utilizada em outros países onde a marca será lançada como: Inglaterra, Chile, Argentina, Austrália.
2. Ambiente de Marketing
A Empresa teve uma preocupação muito grande em manter o posicionamento global, isso contribuiu muito para não perder a essência da Marca. Para isso a Campanha foi trabalhada em conjunto pela DPZ e a equipe internacional da Marca.
Em todas as mídias trabalhadas o foco é o público jovem que busca glamour e sofisticação, associado à balada e música eletrônica. A Marca sugere o consumo em forma de drinks alem de possuir as variações denominadas Infusions.
Todo o estudo de pré