estrategia
3.1.O PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo é composto sequencialmente por diversas etapas. Geralmente as etapas iniciais se utilizam de técnicas mais simples e econômicas, ficando as técnicas mais elaboradas e que representam um maior custo às empresas para o final (CHIAVENATO, 2009). O autor ao relacionar as técnicas utilizadas com o perfil e as necessidades do cargo, apresenta as principais alternativas do processo de seleção:
Seleção de estágio único de decisão – é o tipo mais simples, porém mais impreciso, por utilizar apenas uma técnica para decisão.
Seleção sequencial de dois estágios de decisão – utiliza-se de duas técnicas, onde a segunda é utilizada para uma decisão final de rejeitar ou classificar o candidato.
Seleção sequencial de três estágios de decisão – envolve a tomada de decisões a partir do uso de três técnicas de seleção.
Seleção sequencial em quatro ou mais estágios de decisão – dada sua sequencialidade, representa uma diminuição de custos, visto que os mesmos são aplicados a partir de uma necessidade não satisfeita anteriormente, evitando que toda a bateria de testes seja aplicada indistintamente a todos os candidatos.
3.2. SELEÇÃO
Seleção é o momento em que serão avaliados os candidatos recrutados,verificando qual possui maior competência e adequação para ocupar o cargo disponível. Em seguida é realizado um processo de comparação e filtragem dos dados e sequentemente à escolha do candidato. (CARVALHO; PASSOS; SARAIVA,2008).
A grande função da seleção é verificar as opções entre os candidatos, escolher e depois classificar o mais apropriado para ocupar a vaga em aberto, tendosempre em vista a necessidade da empresa. (CHIAVENATO, 2009).
Para Carvalho; Passos; Saraiva (2008) a seleção vem analisar com maior prioridade os candidatos recrutados verificando qual dos escolhidos se adaptará com a cultura com o clima e com as estratégias da empresa juntamente com o desenvolvimento da função a