Resenha - Escritórios Adequados aos Objetivos: Fatores Fundamentais na Criação de um Ambiente Físico de Alto Desempenho
MBA Gestão de Pessoas
Disciplina: O Indivíduo na Organização: Papéis e Interações
Prof. Montanari
Aluno: George Alalou
Resenha 3: Escritórios Adequados aos Objetivos: Fatores Fundamentais na Criação de um Ambiente Físico de Alto Desempenho. GRAÇA, Maurício Sanches.
De acordo com o autor, o escritório é uma importante ferramenta à disposição das empresas na luta por sucesso onde são criados muitos dos diferenciais competitivos de uma empresa.
Houve época em que o local de trabalho era apenas um espaço no qual os trabalhadores eram colocados com o intuito de produzir, não importando sequer as condições de higiene e de segurança existentes no ambiente.
Atualmente percebe-se que existem diversos direcionadores para a criação de um ambiente de trabalho de alta eficácia, alguns deles inerentes ao indivíduo e outros sob o controle ou de responsabilidade da organização.
Os recursos utilizados para produzir uma impressão positiva nos stakeholders através da comunicação visual são os mais variados: fotografias dos fundadores, obras de arte, peças oriundas das primeiras instalações etc. Entretanto, o que prevalece é a utilização de símbolos de status para a diferenciação entre colaboradores, nos quais a hierarquia fica evidente através da utilização e distribuição do espaço físico.
A principio podem existir pelo menos três posicionamentos distintos quanto as demonstrações de status no ambiente de trabalho.
Há os que acreditam ser potencialmente danosa a prática de demonstrar status no ambiente de trabalho através do uso de símbolos e/ou demarcadores de território. Para estes tais demonstrações derivam de necessidades especiais de autopromoção e autoafirmação, de forma que os indivíduos passam a perseguir os símbolos ao invés da realização que os acompanha.
Há os que consideram a utilização de símbolos de status no ambiente de trabalho como uma prática inofensiva e até mesmo produtiva, embora custosa. Tudo não