5S organizacional
HOUSE KEEPING - 5S
Cinco pontos-chaves para o ambiente da Qualidade Total
Resenha do livro de Takashi Osada
A Revolução dos 5S
É possível eliminar o desperdício, ou seja, tudo aquilo, que gera custo extra, em cinco fases, com base no método 5S, surgido no Japão no fim da década de 60. Foi um dos fatores para a recuperação de empresas japonesas e a base para implantação dos métodos de Qualidade Total naquele país.
Sua proposta básica consiste em olhamos ao redor e encontrar espaços para melhorias, pois age como um espelho que reflete nossas atitudes e padrões comportamentais. Mesmo assim, muitas vezes fechamos os olhos e preferimos não encarar o que vemos.
Muitos dos problemas cotidianos que encontramos seriam solucionados se simplesmente prestássemos mais atenção às atitudes e comportamentos. Para os criadores do método, ignorar tais aspectos é a marca de uma mente preguiçosa e de uma atitude indolente.
Embora o movimento dos 5S resulte, obviamente, em grandes melhorias nas áreas de trabalho, sua contribuição mais importante é no sentido de mudar a forma como as pessoas encaram seu trabalho e o que fazem, propiciando oportunidades para que as pessoas vejam as coisas mais claramente.
Para sua implantação é preciso fazer com que todos participem. Suas etapas são simples. Difícil é dar continuidade a elas. Para isso, é necessário determinação, persistência e cooperação. Mas, essa combinação, por sua vez, cria uma nova idéia de identidade de grupo e um melhor clima na empresa.
Não importando o quanto se domine a teoria, é importante começar via ação. Só a ação gera resultados. E essa ação tem o poder de mudar como as pessoas vêem as coisas. Tem o poder de transformá-las. É gerenciamento no seu melhor sentido.
Todas as partes do processo dos 5S são importantes. Todo o passo tem o potencial de abrir os olhos de toda a organização. Os 5S