Cultura organizacional resumo kanban e 5s
Ou seja, 2 empresas concorrentes podem que tem processos de trabalho idênticos mas podem trabalhar com 5s ou kanban.
Kanban - surgiu na Toyota como uma forma de minimizar estoques e reduzir custos, é representado por um cartão
5S - através de pequenas mudanças organizacionais é possível gerar um aumento real da produtividade e do bem-estar dos membros de uma empresa Seiri (senso de utilização): organização das ferramentas de trabalho de fácil acesso.
Seiton (senso de ordenação): organização das ferramentas de trabalho sem perca de tempo.
Seiketsu (senso de higiene): manter o ambiente agradável.
Shitsuke (senso de disciplina): a aplicação itens acima é uma boa prática que deve ser estimulada nos membros, parte disso está no próprio membro enxergar o quanto isso beneficia seu trabalho e se disciplinar para mantê-lo, uma atitude por vez. São relativamente estáveis.
Pois quando há cultura organizacional as empresas são disciplinadas e seguem um padrão de trabalho que gera mais qualidade no produto final e maior fidelidade do cliente.
Essas características podem mudar, mas de forma lenta e progressiva.
Existem muitas empresas familiares, e a busca pelo crescimento do parque e aumento da lucratividade esta fazendo com que muitas empresas passem de familiares para descentralizadas ou seja o poder de decisão não fica mais com uma pessoa, entretanto este processo de desvinculação caminha a passos lentos.
Compartilhamento de valores pelos colaboradores.
Antigamente o funcionário era visto como um funcionário “uma peça” na roda, hoje as empresas possuem colaboradores que “colaboram” para que a empresa e pessoas cresçam juntas ou seja o compartilhamento de valores entre os colaboradores é maior. O material humano é muito mais valorizado.
Podem existir subculturas, são disseminadas pelas práticas unitárias.
Quando há implantações de culturas nem todas os colaboradores aceitam no primeiro