Vetores
Para representar alguns fenômenos da física como posição, força, velocidade e aceleração precisamos conhecer o que são grandezas vetoriais, sabendo diferencia-las de outras grandezas da física. Algumas grandezas físicas, como tempo, temperatura, massa, densidade e carga elétrica, podem ser descritas por um único número com uma unidade, sendo chamadas de escalares, sendo modeladas por números reais, onde que, uma grandeza vetorial é descrita por um módulo (que indica a “quantidade” ou “tamanho”), juntamente com uma direção (e sentido) no espaço, sendo estas então modeladas por vetores (Young & Freedman, 2008).
As operações com vetores baseiam-se unicamente em encontrar o vetor resultante, sendo estes originados por Igualdade, Subtração, Adição e Multiplicação. Uma das operações simples de uma grandeza vetorial é o deslocamento de uma partícula, definido por sua mudança de posição, no qual devemos especificar não só a distância percorrida, bem como sua direção e o sentido do seu deslocamento (SERWAY & JEWETT, 2009).
O presente trabalho tem como objetivo determinar a soma de dois vetores pela soma de suas componentes, e também determinar a resultante de um sistema de 3 forças.
2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
A representação matemática de uma grandeza vetorial é o vetor representado pelo segmento de reta orientado (figura 01) que apresenta as seguintes características:
Figura 01: segmento de reta orientado. Figura 02: representação entre três vetores.
Módulo do vetor: é dado pelo comprimento do segmento em uma escala adequada (d=5 cm).
Direção do vetor: é dada pela reta suporte do segmento (30º com a horizontal).
Sentido do vetor: é dado pela seta colocada na extremidade do segmento.
Podemos representar a relação entre os três vetores da Figura 02 através da seguinte equação vetorial , segundo a qual o vetor é o vetor soma dos vetores . (HALLIDAY et.al, 2008).
Uma componente de um vetor é a projeção do vetor em um eixo. Na Figura