Tendências Pedagógicas
Alunas: Isabella Silva Marvila, Ritchélle dos Santos Barbosa
Atividade: Aula Tendências Pedagógicas
Os métodos e técnicas didáticas mais utilizadas na Escola em que trabalhamos estão fundamentados nos autores Piaget, Vygotsky e Paulo Freire, na qual a principal preocupação é a autonomia e o desenvolvimento da criança no aspecto biológico, psicológico e intelectual.
Piaget e Vygotsky ratificam a necessidade de estudar a gênese dos processos mentais e como esses processos são constituídos ao longo do tempo por cada indivíduo. Piaget enfatiza a interação com o meio físico, enquanto Vygotsky da ênfase sobre a interação com o meio sociocultural. Ambos os autores consideram o sujeito como um ser ativo que constrói ou (re)constrói seu próprio conhecimento.
Paulo Freire propõe uma pedagogia da autonomia na medida em que a sua proposta está “fundada na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educando” (FREIRE, 2000, p.11).
A Escola busca valorizar as experiências vivenciadas anteriormente no meio onde estão inseridas, levando em conta toda bagagem adquirida até o momento, independente do aspecto social, econômico, político ou psicológico. Acredita-se que o aluno deve ser reconhecido como sujeito no processo ensino-aprendizagem.
O objetivo da Escola é estimular a linguagem oral através da leitura de histórias, dramatização, musicalização e brincadeiras.
Os recursos mais utilizados como ferramenta nesse processo de ensino-aprendizagem são o DVD, CD Player, Notebook, Livros didáticos e de história, Jogos Lúdicos, etc.
Os alunos, como em toda escola, alguns são bagunceiros, uns desatentos, outros espertos demais, atitudes comuns no dia a dia de uma escola.
Uma alternativa encontrada para minimizar os problemas com a aprendizagem foi incluí-los em todas as etapas do ensino-aprendizagem em sala de aula, onde procura-se levar para eles atividades lúdicas, de raciocínio lógico, estimulando assim a capacidade de pensar e a