Vertedor Triangular
Simbologia
H: carga hidráulica do vertedor (cm)
Q: vazão volumétrica (m3/s)
Cq: coeficiente de vazão
P: altura do parâmetro de montante (cm) l: largura da crista do vertedor retangular (cm)
Introdução Os vertedores são instrumentos hidráulicos utilizados para medir vazão em cursos d’água naturais ou em canais construídos. Podem assumir formas de paredes, diques ou aberturas, na qual um líquido escoa. O método do vertedor utiliza fórmulas empíricas de fáceis medições, e que apresentam resultados aceitáveis para projetos de engenharia. Os vertedores triangulares são recomendados para medir pequenas vazões, pois fornecem uma maior precisão na leitura da altura H do que os de soleira plana. Outra vantagem seria na precisão na estimativa das vazões. Nesse experimento, observa-se a passagem do escoamento do regime fluvial para o torrencial, e avalia-se a vazão em um canal utilizando os vertedores como medidores.
Objetivos Familiarização com o escoamento sobre a crista ou soleira de vertedores de soleira delgada, com o fenômeno de transformação do escoamento do regime fluvial para o torrencial; Prática da estimativa da vazão em um canal utilizando vertedores de soleira delgada como medidores; Validação das equações empíricas para estimativa de vazão sobre vertedores de soleira delgada com dados obtidos no laboratório.
Experimento Realizado Primeiramente, preparou-se o circuito para a entrada da bomba em funcionamento, de modo a evitar o golpe de ariete e passagem de ar na bomba. Aumentou-se a vazão no canal até a estabilização do escoamento, em uma situação permanente. Medindo-se, em seguida, a carga hidráulica (H) do NA sobre a crista do vertedor retangular, de modo a repetir esta mesma medição seis vezes. Verificou-se se o nível d’água no canal na face à jusante da placa vertedora triangular estava pelo menos 8 cm abaixo de seu vértice, para evitar o afogamento da lâmina quando a vazão foi