Determinação da vazão no vertedor triangular
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Hidráulica – Laboratório
4º Experimento
Goiânia
2013
4ª Experiência: Determinação da vazão no Vertedor Triangular
1. Introdução:
Vertedores ou vertedouros são instrumentos hidráulicos utilizados para medir vazão em cursos d’água naturais e em canais construídos, bem como para controlar o nível d’água do reservatório, permitindo a passagem das vazões escoadas com a máxima eficiência possível sem provocar problemas à estrutura. Podem ser definidos como paredes, diques ou aberturas sobre as quais um líquido escoa. De modo geral, vertedores são aberturas ou entalhes sobre os quais o líquido escoa. Medem e/ou controlam a vazão em um escoamento em canal e são úteis em sistemas de irrigação, estações de tratamento de água e esgoto, barragens e controle/medição de vazão em pequenos cursos d´água.
1.2. Tipos de vertedores
Os vertedores podem ser classificados quanto a diversos tipos, onde muitos fatores servem de base para essa classificação. Destacam-se:
* forma;
* tipo da soleira ou crista;
* largura relativa da soleira;
* forma da lâmina.
2. Vertedor Triangular
Para pequenas vazões o vertedor triangular é bastante conveniente. Vazões abaixo de 30 l/s, com cargas entre 0,06 e 0,50 m, são indicadas. É um vertedor tão preciso quanto os retangulares na faixa de 30 a 300 l/s. As medições práticas de vazão com esses vertedores indicam que o ângulo de abertura de 90º é o mais indicado, sendo calculados pela fórmula determinada por Thompson:
Q=1,4 x H52
Além disso, os vertedores triangulares de parede delgada são os mais precisos, econômicos e fáceis de instalar. Permitem determinações de vazões contínuas quando se instala um registrador do mecanismo de medida da variação da lâmina d’água a montante do vertedor.
A medida da altura da lâmina d’água (carga hidráulica) é efetuada a montante do vertedor, fora da influência da curvatura da superfície líquida