Determinação da vazão no vertedor triangular
Engenharia Civil – Turma 6ª fase – Recursos Hídricos II
1 INTRODUÇÃO
Nesta aula prática tem como objetivo observar o comportamento de um vertedor retangular, colocando em prática o que aprendemos em sala de uma na disciplina de recursos hídricos II.
Os vertedores atuam como auxiliares na medição da vazão do fluxo de água, onde suas estruturas são montadas de tal forma, que permitem quantificar o volume de água que passam por elas, servindo para conhecer ao longo do tempo, a variação de vazões em função de fatores climáticos, uso da água, uso do solo da bacia, entre outras coisas.
2 REVISÃO DA LITERATURA
Segundo HOUGHTALEN (2012, pg. 189) “um vertedouro é uma obstrução que faz com que a água se eleve ao passar por ela”. O vertedor ou vertedouro é considerado uma das partes mais importantes de uma barragem, seja ela de usina hidrelétrica, mineradora, irrigação, abastecimento, navegação ou outras. É uma obra de engenharia hidráulica, que consiste em um canal construído artificialmente, com a finalidade de conduzir a água de forma segura através de uma barreira, servindo como sistema de escape, impedindo a passagem da água por cima da barragem quando ocorrem chuvas ou aumento da vazão - característica que o torna quesito de segurança em barragens.
Um vertedor ou vertedouro é uma estrutura que, tal como um orifício, regula o fluxo de água para for a de um barramento ou reservatório. Em geral, um vertedor consiste em uma superfície horizontal sobre a qual a agua pode escoar. São comumente empregados em estruturas de saída para represas e bacias de detenção, e, também, em unidades de decantação de estações de tratamento de águas e de esgotos. (GRIBBIN, 2012, pg. 71).
HOUGHTALEN (2012, pg. 214) traz que existem diversos tipos de vertedor, que são classificados pela forma, podendo ser de soleira delgada (úteis na medição do fluxo) ou de soleira espessa (incorporados as estruturas hidráulicas com a função