Hidrometria
A higrometria se encarrega de medir a vazão de líquidos. As medições de vazões e volumes utilizados ajudam no planejamento e manejo dos recursos hídricos.
1) MEDIÇÃO DE VAZÃO EM CANAIS
a) Método direto
Neste método mede-se o tempo necessário (recomenda-se que seja tarde 20 segundos ou mais) para encher um recipiente com volume conhecido. A equação utilizada é: vazão = volume/tempo. Recomenda-se este método para medir pequenas vazões.
b) Método da velocidade
Neste método é necessário determinar a área da seção transversal do canal e a velocidade da água. A equação empregada é: Q = A . V, onde Q é a vazão (m3/s), A = a área da seção (m2) e V é a velocidade da água no canal (m/s).
- Determinação da seção de escoamento
Os canais naturais apresentam a seção irregular. A área da seção é obtida dividindo a seção em segmentos. A área de cada segmento é obtida multiplicando-se a sua largura pela sua profundidade média. A soma das áreas fornece a área total da seção de escoamento.
A determinação da velocidade de escoamento é difícil uma vez que ocorrem variações de velocidade dentro da seção de escoamento.
b.1) Determinação da velocidade pelo método do flutuador
É indicado quando não é preciso ter uma medida com grande precisão. Para fazer as medições neste método buscam-se trechos retilíneos do canal e com seção transversal uniforme. As medições são feitas em dias com pouco vento (minimizar os erros). Para facilitar a operação aconselha-se esticar fios no inicio, no meio e no final do trecho onde se pretende medir a velocidade. O flutuador deve ser solto a uma distância suficiente para adquirir a velocidade da corrente antes da linha de inicio da medição do tempo. A velocidade é calculada pela seguinte equação: V = espaço/tempo.
Como existe uma variação vertical da velocidade da água no canal, utiliza-se a tabela a seguir para determinar a velocidade média da água em todo o perfil (Vmédia = Vflutuador x K).
Exemplo 1: