Hidrometria-Mediçao de Vazão
A hidrometria é a ciência que mede e analisa as características físicas e químicas da água, incluindo métodos, técnicas e instrumentação utilizados em hidrologia . Dentro da hidrometria pode-se citar a fluviometria que abrange as medições de vazões e cotas de rios. Os dados fluviométricos são indispensáveis para os estudos de aproveitamentos hidroenergéticos, assim como para o atendimento a outros segmentos,como o planejamento de uso dos recursos hídricos, previsão de cheias, gerenciamento de bacias hidrográficas, saneamento básico, abastecimento público e industrial, navegação, irrigação, transporte, meio ambiente e muitos outros estudos de grande importância científica e sócio-econômica.
A escolha do método a ser utilizado na medição de vazão depende principalmente do volume do fluxo de água ,das condições locais,do custo e da precisão desejada.
Método Direto Consiste na determinação do tempo necessário para encher um determinado recipiente de volume conhecido. Este método é aplicável a pequenas vazões (Q < 10 L.s-1) tais como nascentes, canalizações de pequenos diâmetros e laboratório para medir a vazão de aspersores e gotejadores .
Q = Vol / t , onde: Q ( L/s ) ; Vol ( L ) ; t ( s )
Devem ser feitas pelo menos três medições do tempo e trabalhar com a média.Esse método direto é chamado de Volumétrico.
Qmed= (Q1 + Q2 + Q3) /3
Método do Flutuador
De pouca precisão, sendo usado normalmente em cursos d'água onde é impraticável a medição por outros métodos. Consiste em medir a velocidade média de escoamento da água em um trecho do curso d'água previamente escolhido, com o auxílio de um flutuador e determinar a seção média do referido trecho. A vazão é dada pela equação da continuidade (Q=A.V).
A velocidade é determinada com o auxílio de uma garrafa parcialmente cheia de água (flutuador) de forma que somente o gargalo fique fora da superfície livre de água. A tendência do flutuador é ser levado pela região de escoamento de maior