manutenção industrial
1. O que é a técnica FMEA?
A sigla originária do inglês FMEA significa Failure Mode and Effects Analysis; a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a traduz como Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos. Ainda de acordo com a ABNT, o FMEA é um método que utiliza variáveis qualitativas para realizar uma análise dos possíveis modos de falha que podem originar-se em componentes e gerar um efeito sobre a função de todo o conjunto.
2. Para que ela é aplicada?
Com a utilização do FMEA é possível antever algumas falhas sistêmicas de nível crítico (e também as mais leves), assim como seu efeito sobre o conjunto. Portanto, a ferramenta cria a possibilidade de se minimizar as falhas potenciais e evitar seus efeitos.
3. Como deve ser composta uma equipe para realizar uma FMEA?
Pode se afirmar que é preciso ter uma liderança e profissionais de área específica e correlata ao tema em análise requerendo do grupo objetividade e sinergia para atingir os objetivos propostos.
Alguns autores dizem que não há uma regra para definir o numero de participantes do FMEA, mais pode ser formado por um grupo de 5 a 9 participantes, podemos observar nas equipes é que os engenheiros de projeto e processo quase sempre devem estar presentes nas equipes. Recomenda-se que uma pessoa deve ser responsável pela duração do FMEA, pelo orçamento e pela eficácia do FMEA, enquanto que a equipe deve ser responsável em desenvolver a FMEA.
A equipe deve estar selecionada pelas áreas envolvidas de modo que cada membro contribua com diferentes experiências e conhecimentos. A equipe define os pontos e problemas, identifica e propõe idéias, fornece e recomenda analises ou técnicas apropriadas, e toma uma decisão baseada num concenso, que é uma decisão coletiva alcançada através da participação ativa de todos os membros.
4. O que é modo de falha?
Podemos definir como a forma do defeito, maneira na qual o defeito se apresenta,