Manutenção Industrial
DOUGLAS BASTISTA DE FREITAS SOBREIRO
TIPOS DE MANUTENÇÃO
Corretiva, Preventiva, Detectiva, Preditiva, Programada
Vila Velha, ES
2014
COLÉGIO CONTEC
DOUGLAS BASTISTA DE FREITAS SOBREIRO
TIPOS DE MANUTENÇÃO
Corretiva, Preventiva, Detectiva, Programada
Trabalho da disciplina de Processos de Controles da Manutenção para avaliação do Curso de Automação
Industrial e Eletrotécnica, Nível Técnico, do Colégio. Contec Vila Velha, ES.
Professor: Geraldo Laranja
Vila Velha, ES
11/09/2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO
A evolução da manutenção teve seu marco após a Segunda Guerra Mundial, quando a indústria necessitou se adequar para atender a demanda do mercado. Antes desde período as maquinas eram pouco mecanizadas e muitas vezes superdimensionadas, prevalecendo a presença da mão-de-obra industrial.
Após a Segunda Guerra Mundial até a década de 60 houve uma modificação no processo produtivo, devido pressões do mercado por todos os tipos de produtos, o que levou a mecanização dos equipamentos e a instalação de áreas industriais.
Entretanto, a manutenção dos equipamentos era cara, o que ocasionou em um aumento dos custos operacionais, mas muitas empresas enxergam, até os dias atuais, a manutenção de um equipamento produtivo (ativo) como uma despesa indesejável. Quando a manutenção é bem estruturada pode ser considerada fonte de lucro e um diferencial competitivo no mercado. Ao se tratar de qualidade e produtividade, a manutenção exerce um papel vital, evitando com que o equipamento sofra uma parada não programada ou que comece a produzir fora de padrão.
2 MANUTENÇÃO CORRETIVA
Manutenção corretiva é a atividade de manutenção necessária para corrigir uma falha que ocorreu ou que já foi prevista durante testes de segurança e usabilidade. Esta atividade consiste na reparação, restauro ou substituição de componentes de