A importância da Língua de sinais na educação do Surdo
EDUCAÇÃO PARA OS SURDOS Marcia Elisa Medina Foscarini¹ Carla Mabel de Lemos Chaves Santos²
RESUMO
Este estudo teve o objetivo de ressaltar a importância da Língua de Sinais na educação para os Surdos, além de investigar sobre a mesma como parte indispensável do processo de ensino-aprendizagem destes alunos. Também caracterizar elementos favoráveis sobre o assunto para melhor inclusão dos alunos Surdos na instituição escolar, descrevendo vivências de atividades que envolvam a Língua Brasileira de Sinais com alunos da APAE de Mostardas-RS. Teve como base a metodologia bibliográfica e de campo qualitativa, utilizando observações, visitas, dinâmicas, relatórios que ajudaram na ação- reflexão da autora perante a realidade. Como resultado da pesquisa apontasse que a Língua de Sinais é extremamente importante como primeira língua para os Surdos, e que deve ser aplicada na escola para a inclusão e integração dos mesmos na sociedade, e desenvolvimento do ser na sua totalidade.
Palavras-chaves: Língua Brasileira de Sinais (LBS). Surdos. Educação.
1 Introdução
Esta pesquisa foi solicitada como requisito para conclusão do curso de Pós-Graduação em Libras na modalidade a distância da Faculdade Centro Universitário Leonardo da Vinci- GRUPO UNIASSELVI. A partir de alguns resultados obtidos na referida pesquisa de especialização realizada pela autora, intenciona-se demonstrar a importância da Língua de Sinais no processo de ensino-aprendizagem para Surdos para se alcançar uma educação com excelência, e que trabalhe com as “diferenças”.
Fundamentalmente, as reflexões e questões levantadas vêm da experiência como educadora no ensino regular e educação especial, e da própria vivência da autora, que também é surda.
Relata sua experiência como professora, com diferentes grupos, e dentre os mesmos sempre observa alguém “diferente”. Estas experiências possibilitaram análises críticas de processos de aprendizagem e