História da Educação de Surdos
Pedagogia para Licenciados
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
VISANDO O BILINGUISMO
Instituto Dottori de Ensino Superior – FACDOTT
Faculdade Paulista São José
SÃO PAULO
2014
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS VISANDO O BILINGUISMO
Resumo Conhecer a História de Surdos não nos proporciona apenas a ocasião para adquirimos conhecimentos, mas também para refletirmos e questionarmos diversos acontecimentos relacionados com a educação em várias épocas. Nenhum outro evento na história de surdos teve um impacto maior na educação, como no caso o Oralismo que perdurou por durante cem anos. Depois do fracasso do Oralismo, foi desenvolvida a teoria da Comunicação Total em meados de 1960, começaram a ponderar em juntar o oralismo com a língua de sinais simultaneamente como uma alternativa de comunicação. Hoje temos a nova concepção Bilinguismo, que valoriza a LIBRAS, é uma proposta de ensino usada por escolas que se sugerem acessar aos sujeitos surdos duas línguas no contexto escolar, que considera a língua de sinais como primeira língua e a partir daí se passam para o ensino da segunda língua que é o português que pode ser na modalidade escrita ou oral.
Palavras-Chave: Letras. Língua Brasileira de Sinais. Bilinguismo.
Introdução
Para tais reflexões e realização deste, foram utilizadas como aporte teórico citações bibliográficas de autores como Carlos Skliar, Maria Aparecida Leite Soares, Karin Strobel, Paula Botelho, entre outros, pois desenvolvem análises de grande importância para a compreensão do problema apresentado, ou seja, a falta de conhecimento sobre o início da história da educação de surdos, e suporte que dão apoio à Educação Bilíngue aos surdos.
Na educação de surdos, temos que pensar quais as justificativas ao ensinar a história, incluindo o método bilíngue. Sim, pois todos os povos têm uma história com suas peculiaridades e com o povo surdo não é diferente por traz de muito