Indice de Liquidez
Os indices de liquidez fazem um estudo sobre a capacidade financeira de uma empresa em satisfzer os seus compromissos junto com terceiros, fazendo uma comparaçao entre os direitos realizaveis e as exigibilidades. A capacidade de pagamento abragem os indices de liquidez correntes e seca, caracterizando a capacidade de pagamento a curto prazo; Indice de liquidez Geral, representando a capacidade de pagamento a longo prazo e o indice de liquidez imediata, a qual corresponde a capacidade de pagamento em prazo imediato. Cada possui sua particularidade, fornecendo informaçoes diferentes sobre a situaçao financeira de uma empresa, no entanto estes indices não podem ser analizados de forma isoladamente, atendendo a analise de solvabilidade e seus índices.
Objectivos
Objectivo Geral
O estudo a ser apresentado além de realizar uma discussão teórica sobre Indicadores Econômico-Financeiros, pretende aplicar nos demonstrativos contábeis, os índices selecionados e mostrar a importância desse tema para os gestores, como base para sua tomada de decisões. A correta análise e interpretação destes indicadores tornam-se imprescindível aos gestores e analistas internos e externos. Dessa forma, o tema escolhido foi definido tanto pela importância teórica quanto prática, que pretende-se por meio dos índices econômico-financeiros analisar a situação em que se encontra a empresa Pataca Lungu. Portanto, o assunto abordado no presente artigo busca contribuir para a formação de académicos e demais interessados na área.
Objectivos específicos:
• Conceituar e analisar os índices de liquidez: geral, corrente, seca, imediata, solvabilidade e seus índices, da empresa, Pataca Lungu dos exercícios de 2001 a 2002.
• Conceituar e avaliar as fontes de recursos utilizado pela empresa.
• Avaliar o retorno sobre investimento, e o retorno sobre o património líquido.
• Apresentar a situação econômico–financeira das empresa Pataca Lungu, com base nos índices utilizados como