Determinação da vazão no vertedor triangular
[pic]
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Curso de Engenharia Civil
Construção Civil 1
RELATÓRIO EXPERIMENTAL
Reilla Cristina Mendonça Pires
GOIÂNIA
2°Semestre /2012
DETERMINAÇÃO DA VAZÃO
NO VERTEDOR TRIANGULAR
Relatório apresentado à Pontifícia Universidade Católica de Goiás, no curso de graduação em Engenharia Civil, sob orientação da professora Regina, para aprovação na disciplina Hidráulica.
SUMÁRIO
1. Introdução 2. Referencial Teórico 3. Materiais e Métodos 4. Memorial de Cálculo 5. Conclusão 6. Bibliografia
1. INTRODUÇÃO
A medição de vazão pode ser feita de diversas formas, utilizando-se princípios distintos como os métodos volumétricos, por estruturas hidráulicas, de medição de velocidade, acústico e eletromagnético. A escolha do método dependerá das condições disponíveis em cada caso. Cada um destes métodos tem suas vantagens, mas para o objetivo desse curso analisaremos apenas os de interesse para medição de vazões em pequenos cursos d’água, que facilitam a medição de vazão como os vertedores de soleira delgada. Com isso o presente trabalho teve como objetivo determinar os erros envolvidos na determinação de vazões pelo método do vertedor, e definir restrições do método.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Os vertedores são barreiras com aberturas pelas quais o líquido escoa. Esses dispositivos têm como função medir a vazão do escoamento de um fluido em um canal aberto. Vertedores podem ser utilizados em diversas situações nas quais haja necessidade de conhecer-se a quantidade de líquido à disposição para atender a uma atividade específica (irrigação, estações de tratamento de água,