Censo
Pág.
1.
Introdução
1
2.
Conceitos
2
2.1.
Fases do Censo
2
2.2.
Objectivos
2
1.
História
3
2.
O Censo Em Angola
6
3.
Importância do Censo
7
4.
Conclusão
8
5.
Bibliografia
8
1. Introdução
O censo demográfico é a mais complexa operação estatística realizada por um país quando são investigadas características de toda população e dos domicílios de um território. A execução de um levantamento dessa natureza representa um enorme desafio para um instituto de estatística sobretudo em um país de dimensões como nosso.
A crescente difusão dos estudos da população actualmente tem aumentado consideravelmente a necessidade de se conter conceitos básicos sobre o censo. Este trabalho vem se somar à literatura já existente sobre o tema, sem contudo, pretender ser uma abordagem completa ou exaustiva. Seu objectivo primeiro é apresentar, de maneira simples e didáctica alguns dos principais conceitos. 2
2. Conceitos
Há diversos tipos de censos, como: censo agropecuário, censo eleitoral, censo escolar, censo demográfico etc. Neste momento abordaremos somente o censo populacional ou recenseamento demográfico, que é uma pesquisa sobre a população de um determinado país ou território e que possibilita a colecta de diversas informações, tais como o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem essas pessoas e o trabalho que realizam, entre outras coisas. Esse estudo é realizado normalmente a cada dez anos na maioria dos países.
Segundo a definição da ONU, "um recenseamento de população pode ser definido como o conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, económicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território". 2.1.