Conservação de energia
O experimento consiste em estabelecer um valor experimental para a aceleração (a) e a velocidade inicial () de um planador em movimento retilíneo uniformemente acelerado, que tem início partindo do repouso sobre influência de um peso ligado ao mesmo por um fio de massa desprezível, percorrendo distâncias distintas entre dois sensores em um plano sem atrito.
A experiência nos permite compreender a conservação de energia, determinando a energia cinética e potencial de um planador, podendo então determinar a energia mecânica total do sistema.
Introdução e Objetivos
O termo conservação de energia refere-se ao Princípio da Física que estabelece que uma dada energia total é constante, para qualquer sistema fechado. Dessa forma, a energia pode somente mudar de forma: energia cinética transforma-se em energia potencial, energia potencial transforma-se em energia cinética, energia interna transforma-se em calor ou trabalho. Assim, a energia não pode ser criada ou destruída, somente transformada. Sabendo sobre o conceito de conservação de energia, este relatório pretende estudar a energia mecânica de um sistema e verificar se ela é conservada ou não. O objetivo desse experimento é medir a energia mecânica de um sistema e verificar se ela é conservada.
Fundamentos Teóricos
A energia cinética é a quantidade de trabalho realizada sobre um objeto para tirá-lo do repouso e colocá-lo a uma velocidade V. A variação da energia cinética é igual à energia cinética total K adquirida pelo corpo, sendo a energia cinética para um corpo de massa constante m e velocidade v escrita como:
(1)
Já a Energia Potencial Gravitacional é a energia potencial presente em movimentos como a queda de objetos, no sistema solar, no balançar do pêndulo, no arremesso de dardos, entre outros exemplos em que envolvam a aceleração da gravidade. A energia potencial está relacionada ao