Conservaçao de energia
Conservação e Eficiência Energética Engenharia Elétrica S1 Márcio Amora Professor da UFC/Sobral Alunos Arlen Abreu Pinheiro
Alex Alves Tavares
Sobral, setembro de 2013. Resumo
Diante da apresentação feita em sala de aula, a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização. Em dias correntes, a demanda por energia aumentou, logo, para responder essa alta demanda é preciso uma maior eficiência energética, que por sua vez só é conseguida por meio de um consumo sustentável. Dessa forma, é preciso diminuir o desperdício e investir em fontes de menor custo financeiro e impacto ambiental, tais como a biomassa e a eletroquímica.
Tópicos -Eficiência energética;
-Consumo energético;
-Otimização do consumo;
-Segurança;
-Fuga de energia elétrica;
-Tarifa baixa renda.
Eficiência energética
Eficiência energética é a utilização racional da energia. Ela consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização. A promoção da eficiência energética abrange a otimização das transformações, do transporte e do uso dos recursos energéticos, desde suas fontes primárias até seu aproveitamento.
A conservação de energia é a sua utilização com técnicas e formas que visam reduzir o desperdício, sem comprometer o conforto. Existem muitos benefícios quando se conserva energia, não somente o dá conta de luz, mas também pelo fato de contribuir na redução dos impactos ao meio ambiente.
O racionamento energético é usado em situações emergenciais. Representa uma conservação compulsória de energia e só entra em ação quando se constata crise de abastecimento energético. Para isso, precisa ter um controle do gasto e do ganho de energia. Como exemplo