Conservação de energia
ARACAJU
2012
Carlisson Sampaio
Elaine Cunha
Felipe Xavier
Iêda Marina
João Ionas
Layanne
Leonardo Oliveira
Leonio dos Santos
Luis Felipe
Tuanne
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Trabalho apresentado à disciplina de Física Experimental do 1º semestre do curso de Engenharia Civil orientado pelo professor, Daniel Felix na Faculdade Pio Décimo.
ARACAJU
2012
SUMÁRIO
1. Introdução 4
2. Objetivo 5
3. Procedimento 6
3.1. Procedimento Experimental 7
4. Materiais Utilizados 8
5. Cálculos e Medidas 9
6. Coeficiente Angular 10
7. Gráfico 11
Introdução
Mostra que a massa em uma reação química se conserva, porém, se a reação envolve substâncias gasosas para que a conservação da massa seja percebida. O sistema deve ser fechado. Energia é energia é tudo o que produz ou pode produzir ação, podendo por isso tomar as mais variadas formas: Energia mecânica, calorífica, gravítica, elétrica, química, magnética, radiante ,nuclear, etc. É tudo energias. A energia não se cria nem se destrói, apenas se transforma, da qual o homem pode aproveitar e extrair da natureza e sem a qual não consegue viver. Existem energias que são renováveis e as que não são renováveis, um exemplo de energia renovável é a energia solar, e a não renovável e muito utilizada é a energia extraída do petróleo.
Objetivo
Aplicar os conceitos de mecânica clássica e explicar as leis de conservação de energia em um corpo quando condicionado a diferentes alturas em um determinado sistema, no nosso caso o “looping”.
Procedimento
Seja um corpo de massa m, deslocando-se do ponto A para o ponto B, ao longo de uma trajetória qualquer, e que sobre ele estejam atuando forças conservativas. Nesse caso, o trabalho realizado por estas forças é dado por:
T = EPA – EPB
Ou seja, o trabalho realizado por forças