Animais do ártico
O Ártico é uma região extremamente fria onde podemos encontrar uma variedade de animais que suportam esse frio que muitas espécies não conseguiriam suportar.
Esse é o caso da baleia-branca, da rena e do urso polar, animais bem conhecidos que conseguem sobreviver a temperaturas baixíssimas. Saiba mais sobre esses três animais:
A baleia-branca, de nome científico Delphinapterus leucas, também é conhecida como “canário do mar” por causa dos seus assobios e cantos. Elas habitam as águas frias em torno do círculo polar ártico, é dócil e capaz de conviver com pessoas quando criada assim desde filhote.
A rena, de nome científico Rangifer tarandus, é encontrada na Sibéria, na Islândia e nas cadeias montanhosas da Escandinávia, da Lapônia e da Finlândia. Todas as renas possuem calhadas (semelhante a chifres), não importa de qual sexo seja.
O urso polar, de nome científico Ursus maritimus, é típico da região do Ártico, tem hábitos diurnos e caráter solitário, não possuindo outro laço familiar que não o da fêmea com suas crias. Muitos não sabem, mas ursos polares são excelentes nadadores.
Todos os três são animais grandes, pelo visto que a rena possui, em média, de 1,60 a 2,20 m de largura e o urso polar pode ter de 2,10 a 3 m, mas isso não é nada comparado à baleia-branca, que pode chegar a cinco metros de comprimento.
No peso também é assim, a rena chega a ter 300 kg, o urso polar pode variar de 250 a 350 kg dependendo de seu sexo, mas se você acha que eles são pesados, não viu a baleia-branca, que pode ter até 1,5 toneladas.
Seus hábitos alimentares também são bem diferentes: a baleia-branca se alimenta de peixes, lulas, crustáceos e polvos; já a rena alimenta-se de bambus, folhas de sempre-vivas, ervas rasteiras e, principalmente, líquenes; o urso polar é exclusivamente carnívoro, sua principal presa é a foca, mas também come aves, roedores, moluscos, entre outros