Chamine Solar
FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA
EM 974 Métodos Computacionais em Engenharia Térmica e Ambiental
Prof. Responsável: Eugênio Spanó Rosa
IDENTIFICAÇÃO
NOME
Marcelo Granja Nunes
Mario David Pinheiro
RA
045013
073503
TURMA
A
GRUPO #
6
TÍTULO DO TRABALHO
Chaminé Solar
1. Introdução
Esse projeto tem como objetivo fazer um estudo da chaminé solar, seus aspectos fisicos mais importantes e fazer a modelagem usando o software Phoenics e avaliação do mesmo. Para tanto foi feito uma revisão bibliográfica onde foram obtidos alguns dados experimentais que servirão de comparação com os resultados obtidos no modelo numérico.
O tema foi escolhido pelo interesse em estudar fontes renováveis, sendo uma área importante de ser desenvolvida devido aos graves problemas ambientais causados por algumas das fontes tradicionais, principalmente as fosseis.
2. Revisão bibliográfica
A chaminé solar, mostrada na Figura 1, é composta de uma torre central tubular fixa, uma ampla cobertura translúcida aberta nas extremidades, um solo absoverdor e, se o objetivo for a produção de energia elétrica, uma ou mais turbinas.
Figura 1 – Esquemática de uma chaminé solar
Fonte: SCHALAICH, 2003
O principio de funcionamento da torre envolve a fusão de três conceitos antigos: efeito estufa, efeito chaminé e turbina de vento.
A irradiação solar é transmitida pela cobertura e é absorvida pelo solo, sendo que depois o calor emitido pelo solo é retido pela cobertura (uma parte importante do projeto é escolher um material da cobertura que transmita bem na faixa de freqüências da luz solar e reflita no infravermelho para maximizar o efeito estufa).
A medida que o ar vai esquentando, o gradiente de densidade no fluido o faz subir pela torre e por sucção mais ar entra pela periferia da torre. Na base da torre o ar passa por uma ou mais turbinas gerando a potência mecânica.
2.1 Fatores envolvidos
Os fatores que influenciam o desempenho da chaminé são valores