Ventiladores pulmonares
VENTILADORES PULMONARES
William de Jesus Kremes1; Gabriel Renan Broday1; Sérgio Okida1 william_kremes@hotmail.com; gabriel_broday@hotmail.com; sergiookida@utfpr.edu.br
1Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Ponta Grossa – Brasil
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma descrição dos ventiladores pulmonares Serão abordados brevemente os conceitos de respiração, órgãos do sistema respiratório para que na subseqüente possam ser entendidos os conceitos dos ventiladores pulmonares, desde seu funcionamento, componentes básicos, formas de controle e classificação. Para este fim, realizou-se um estudo bibliográfico de vários trabalhos científicos já desenvolvidos.
Palavras-chave: respiração; equipamentos médicos; sistema respiratório; inspiração; expiração; ventiladores pulmonares.
Introdução
A respiração pulmonar é responsável pelas trocas gasosas que acontecem no corpo humano. Essas trocas gasosas são realizadas nos alvéolos, e é chamada hematose.
Quando há uma necessidade dessas trocas gasosas serem feitas artificialmente, seja por uma patologia, doenças, procedimentos médicos ou qualquer outra circunstância, são utilizados os ventiladores pulmonares. Na maioria dos ventiladores uma fonte de pressão positiva entrega ar para os pulmões do paciente que faz a troca gasosa, e então retira a pressão, para que ocorra a expiração.
Anatomia e fisiologia do sistema respiratório
Respiração é um fator essencial para a sobrevivência.
De acordo com Miller (1986, apud BRASIL, 2002) respiração é o transporte de oxigênio do ar atmosférico para as células do corpo e de dióxido de carbono das células para o ar atmosférico.
Segundo Netter (2000), o sistema respiratório é constituído pelas vias respiratórias, superior e inferior. Na via respiratória superior estão os órgãos localizados fora da caixa torácica: