Ventilador Pulmonar
Graduação em Engenharia Biomédica
Equipamentos Médicos-Hospitalares II
Relatório V – Ventilador Pulmonar
INTRODUÇÃO O trabalho consiste em uma visita a uma empresa prestadora de manutenção em ventiladores pulmonares e/ou hospitais que tenham engenheiros clínicos responsáveis pela gestão e manutenção desses equipamentos. Ventilador Pulmonares são equipamentos usados para proporcionar ventilação pulmonar artificial. De modo geral, servem para fornecer suporte ventilatório temporário, completo ou parcial a pacientes que não conseguem respirar pelas vias normais (insuficiência respiratória), devido a fatores como doenças, anestesias, defeitos congênitos etc. Ventiladores pulmonares também são usados para permitir descanso dos músculos respiratórios até que o paciente seja capaz de reassumir a ventilação espontânea.
Modelo de Ventilador escolhido: Ventilador para cuidado intensivo, adulto ou pediátrico. Foi realizada uma visita ao núcleo de engenharia clínica do Hospital Regional do Agreste, durante a inspeção foi realizada uma entrevista com o técnico em eletrônica Isac Fernandes responsável por grande parte das informações mencionadas abaixo.
CARACTERÍSTICAS E COMPONENTES DO VENTILADOR PULMONAR
Equipamento escolhido: SERVO – S Ventilator System V4.0.
Marca: MAQUET.
Imagem do Ventilador SERVO-s
Características Os ventiladores SERVO-s possuem a tecnologia já comprovada SERVO, que oferecem ventilação mecânica de vanguarda ideal tanto para pacientes adultos como pediátricos e neonatais em uma grande variedade de instalações e serviços hospitalares. Através de uma plataforma modular o SERVO-s oferece diferentes possibilidades de ventilação adaptando-se a todos os tipos de tratamento. O SERVO-s pode combinar ventilação invasiva e não-invasiva no mesmo equipamento.
Componentes do Ventilador Pulmonar