Vazamento de óleo em regiões costeiras
Maikon Cezar Souza Falcão, Deyvid Wirlles Valadares Candido
Engenharia – Turma G
Modelagem ambiental
Modelagem ambiental é, basicamente, modelagem computacional, utilizando métodos numéricos, aplicada a situações relativas ao meio natural. Ou seja, criam-se programas que, através de redes de elementos finitos, simulam dispersões de poluentes, dinâmicas hídricas e processos similares. Alguns tópicos relacionados:
Modelagem matemática em Problemas ambientais: entendimento de fenômenos naturais ou provocados por impactos ambientais de ambientais de naturezas diversas cujo conteúdo programático inclui a apresentação de modelos matemáticos uni, bi e tri-dimensionais, especialmente em corpos d água e na atmosfera. Simulações em softwares: uso de programas computacionais e desenvolvidos para a modelagem ambiental, cujo conteúdo programático inclui atributos específicos de problemas clássicos de dispersão de poluentes.
Poluição Marinha
A crescente industrialização tem causado um aumento na poluição, principalmente nos ambientes aquáticos, que recebem diretamente substâncias químicas de despejos industriais e domésticos, sendo as regiões costeiras as mais sujeitas aos impactos das atividades antropogênicas (Silva, 2004).
Ao transporte marítimo pode-se atribuir uma série de ações que resultam em impactos ambientais provenientes, principalmente, do lançamento de efluentes, das emissões atmosféricas, da geração de resíduos, e da transferência de espécies exóticas através da água de lastro. Além disso, há o risco do impacto resultante do derramamento da carga no mar, seja durante as operações rotineiras de manutenção dos navios e constantes descargas nos portos e terminais, ou de forma aguda, como resultado de eventuais incidentes.
Exemplos de equações matemáticas:
ONDAS
As equações 1 e 2 são usadas para computar a altura da onda (H) e o período (T) como função da