Hire Friends
Bom, nesse trabalho venho relatar através de uma pesquisa feita por mim, um acidente ambiental que ocorreu nos EUA, mas precisamente no Golfo do México.
Bem no dia 20 de abril de 2010 ocorreu uma forte explosão no Golfo do México, proveniente da plataforma Deepwater Horizon ocasionando a morte de 11 pessoas, e provocando catástrofes na vida marinha, e sendo considerado por estudiosos como o maior acidente ambiental causado por óleo dos EUA.
A catástrofe foi tão grande que se podem calcular estimativas que o acidente causou a morte até o ano passado de aproximadamente seis mil tartarugas (de cinco espécies, todas ameaçadas de extinção), 26 mil mamíferos marinhos e 82 mil aves marinhas.
Em relatório feito pela BP (British Petroleum), seguem evidências que uma série de falhas causou o vazamento. “Decisões tomadas por várias empresas e equipes de trabalho contribuíram para o acidente que surgiu de um conjunto complexo e interligado de falhas mecânicas, julgamentos humanos, engenharia de projeto, execução operacional e interfaces de equipes”, relata o documento com mais de 190 páginas e feito com base em uma investigação que durou quatro meses, sob a coordenação de Mark Bly, chefe de Segurança e Operações da BP, com apoio de uma equipe de mais de 50 especialistas técnicos - alguns da BP e outros independentes. A empresa BP também culpa outras duas empresas pelo acidente também constado no relatório a suíça Transocean, responsável pela modulação de alguns equipamentos, teria falhado na avaliação de alguns testes de pressão, enquanto a americana Halliburton, contratada para auxiliar no processo de fechamento do duto por onde o óleo escapava, teria feito um trabalho ruim ao tentar vedar com cimento o vazamento. O documento feito também fala de outras falhas de ambas as empresas.
Mas para mim resta uma questão a ser respondida, qual foi o tamanho do dano do vazamento no Golfo?
Bem, nos messes que seguiram esse acidente,