Gentileza gera gentileza
Faixa Etária: a partir de 9 anos
Material Utilizado: Um cartão com o nome de cada criança do grupo e um alfinete de segurança para cada jogador.
Observações; Jogo pouco movimentado; desenvolve a observação, sendo de lealdade nas respostas; senso crítico; habilidade visual; persistência.
Desenvolvimento:
Nas costas de cada criança, o Orientador prende um cartão com o nome de outra criança, sem deixá-la perceber de quem se trata.
Para aumentar a dificuldade do jogo, os meninos podem receber nomes de meninas e viveversa. Depois de numerados todos, espalham-se à vontade pela sala de aula-
Ao sinal de inicio e atendendo a ordem de numeração, cada qual procura descobrir, por meio de perguntas aos companheiros, que personagem está representando.
Poderá indagar assim:
- Sou loura?
- Sou magro?
- Estou com sapatos de fivela?
- Estou usando brincos?
- Estou com boné? etc... As respostas só podem ser através de acenos de cabeça, para afirmar ou negar. A criança não poderá responder falando.
Quando alguém julga que descobriu o nome que traz nas costas, dirige-se ao seu dono e pergunta-lhe; Sou você ??? Pesquisa das dinamicas: Arlete- dez/06 7
Em caso afirmativo, pregar ao peito da referida criança o seu cartão e continua na brincadeira para ajudar os outros a se identificarem, até que alguém lhe entregar o cartão que tem seu próprio nome.
A vitória do jogo é dos que primeiro descobrem o "NOME" que trazem.
Dia 16 de abril 14:00 às 16:57
PROJETO GENTILEZA GERA GENTILEZA.
"O PROJETO tem como objetivo influenciar processos de transformações sociais e organizacionais". Com o Projeto “Gentileza gera Gentileza, elaborei um teste especialmente para o ALUNO observar o quanto está o seu “grau” de gentileza”.
Seja sincero ao fazê-lo e perceba que não é tão difícil assim ser gentil.
1-