Desatre de exxon valdez
4262 palavras
18 páginas
FIGURA 1INTRODUÇÃO
Em 1989 aconteceu um dos maiores acidentes com derramamento de óleo da historia, o navio Exxon Valdez encalhou no Bligh Reef, canal Prince William, Alasca, que provocou uma fenda no casco e derramou 240.000 barris que equivale a 11 milhões de galões de petróleo bruto que acabaram por cobrir uma área de 6.750 Km , o óleo espalhou rapidamente matando milhares de aves marinhas, lontras do mar e outros tipos de vida silvestre.
JUSTIFICATIVA
O acidente com o navio EXXON VALDEZ serviu como modelo de má administração por parte do consorcio EXXON CORPORATION e ALYESCA SERVICE PEPELINE COMPANY, um consorcio com oito companhias que exploram o oleoduto Trans-Alasca e o terminal de Valdez e fez com que o Governador do Alasca e o governo americano a partir do acidente exigisse que toda embarcação passasse a ter casco duplo e que fossem colocadas barreiras de contenção ao redor de todos navios que atracasse para carregar no terminal.
O DESASTRE
Aos 4 minutos do dia 24 de março de 1989, o Exxon Valdez sob o comando do terceiro piloto Gregory Cousins, não habilitado para pilotar o barco pelas águas do canal Prince William , numa tentativa de evitar o gelo flutuante do canal realizou o que especialistas descreveram mais tarde como uma serie inusitada de voltas para a direita, O navio encalhou no Bligh Reef , derramando grande parte da carga pelas fendas no casco, enquanto o comandante do navio Joseph Hazelwood dormia sobre o tombadilho. O óleo espalhou-se rapidamente nos dias seguintes, matando milhares de aves marinhas, lontras marinhas e outros tipos de vida silvestre, cobrindo a costa de óleo e fechando por anos a pesca no canal.
O canal era o lar de uma abundante vida silvestre. Na região foram identificados um quinto dos cisnes trombeteiros do mundo. A indústria pesqueira tinham vendas anuais de 100 milhões de dólares com a captura de arengues, salmão, bacalhau do pacifico, pescada do Alasca, bodjao, linguado gigante, solha,