Variáveis do comportamento organizacional
Variáveis Independentes
São responsáveis por mudanças em uma variável dependente.
1) Nível do sistema organizacional – são variáveis disponíveis no sistema organizacional como um todo, envolve todo o sistema organizacional.
2) Nível do grupo – localiza-se no comportamento do grupo.
3) Nível do indivíduo – são as variáveis que decorrem das características individuais das pessoas que atuam na organização (ex. história pessoal, educação, competências, valores, atitudes, etc.). Quando se vai trabalhar em uma organização as pessoas possuem características individuais próprias que, via de regra, influencia o Comportamento Organizacional e serão por ele influenciados.
Variáveis Dependentes
Ao se interagirem as variáveis independentes do CO provocam conseqüências que são chamadas por Chiavenato (2010) e Robbins (2010) de variáveis dependentes. Estas variáveis podem ser avaliadas e medidas:
• Desempenho – é a maneira pela qual as pessoas exercem suas funções, realizam suas atividades, executam tarefas e cumprem suas obrigações. O desempenho do indivíduo afeta o desempenho do grupo e este condiciona o desempenho da organização.
• Engajamento/Absenteísmo – Se refere à disponibilidade da força de trabalho. Quando as pessoas estão ausentes do trabalho por vários motivos. Nenhuma empresa pode funcionar normalmente, nem alcançar seus objetivos se as pessoas não comparecem ao trabalho.
• Fidelidade/Rotatividade – A rotatividade ou turnover significa o fluxo constante de saídas (demissões ou desligamentos) e entradas (admissões) de pessoas na organização. A rotatividade pode ser voluntária (quando um funcionário decide pedir demissão) ou involuntária (quando a empresa decide demitir).
• Satisfação no trabalho – Organizações bem sucedidas organizam um ambiente de trabalho que seja gratificante para as pessoas. Diz respeito à