Variações de energia de uma reação
VARIAÇÕES DE ENERGIA DE UMA REAÇÃO
A palavra energia deriva do grego enégeria (que significa força em ação). Cientificamente o conceito de energia está relacionado principalmente com a realização de trabalho.
Definição de energia: é a grandeza que avalia a capacidade de um sistema realizar trabalho.
TIPOS DE ENERGIA
Energia cinética: é a energia associada ao movimento.
Energia potencial: é a energia armazenada, existe apenas quando há força atrativa ou repulsiva
Obs:
Energia química: é uma forma de energia potencial. Existe porque há forças elétricas atrativas e repulsivas entre diferentes pedaços das moléculas. Núcleos atraem elétrons, núcleos repelem-se entre si e elétrons repelem-se entre si.
É normalmente impossível descrever a quantidade absoluta de energia potencial contida em uma substância, ou seja, dizemos que um sistema tem mais ou menos energia potencial que outro( energia potencial relativa).
Estabilidade: é inversamente relacionada com a energia potencial
Quanto mais energia potencial →menos estável
ENERGIA POTENCIAL E LIGAÇÕES COVALENTES
Átomos e moléculas possuem energia potencial frequentemente chamada de energia química. Essa energia química pode ser liberada como calor quando átomos e moléculas reagem
Ex: Formação de moléculas de hidrogênio a partir de átomos de hidrogênio:
A energia potencial dos átomos reduz em 435 kJ/ mol a medida que a ligação covalente é formada
Uma maneira conveniente para representar as energias potenciais relativas das moléculas é em termos de suas entalpias relativas ou conteúdo de calor, H. Entalpia vem de en+ thalpein palavra em grego que significa aquecer.
TERMODINÂMICA E CINÉTICA DE REAÇÕES
Antes de entendermos como as mudanças energéticas ocorrem em uma reação devemos entender a termodinâmica, que descreve uma reação no equilíbrio, e fazer uma apreciação sobre cinética, que trata das velocidades de reação química.
Se considerarmos uma reação onde Y é