Sobre o livo Sociologia da Educação
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Disc.: Sociologia da Educação.
Prof.: Mauro Petersem Domingues.
Alunas: Marina Gomes e Priscila Couto.
Prova do Primeiro Bimestre
A partir da leitura do livro “Sociologia da Educação” de Alberto Tosi Rodrigues responda, em cerca de 10 a 15 linhas para cada uma, as questões abaixo:
1) O que significa dizer, como Emile Durkheim, que a forma da educação em uma determinada sociedade pode ser tratada como um fato social?
2) A partir de uma interpretação do pensamento de Karl Marx podemos dizer que a educação numa sociedade de classes tende a ser algo contraditório, que abriga em si uma face de opressão e outra de emancipação humana. Explique essas duas faces da educação na sociedade de classes a partir do pensamento de Marx:
QUESTÃO 1)
Os primeiros esforços dos fundadores da sociologia surgiram da necessidade de demarcar a área dentro do campo científico da sociologia. Enquanto alguns se empenhavam em demonstrar a existência de uma vida coletiva, com alma própria; outros tinham a ação individual como ponto de partida para o entendimento da realidade social. Preferir e, consequentemente, preterir um ou outro ponto de vista é, então, de suma importância para reconhecer o posicionamento dos autores da sociologia sobre a educação. Émile Durkheim foi um dos mais influentes pensadores da área da sociologia. Influenciado pelo positivismo e pela fisiologia do século XIX, foi quem estabeleceu a sociologia como ciência. Defendeu, em sua obra, a existência de um “reino social”, muitas vezes chamado de reino moral, que seria o lugar onde se processariam os fenômenos sociais/morais. Tal reino é constituído de “ideias” ou de “ideais coletivos” que permeiam toda a vida social, sendo fundamentais para a construção das consciências individuais. Para sociólogo, os principais fenômenos ou fatos sociais, como por